quinta-feira, 17 de abril de 2014

Rotary São Francisco traz curso "Cozinha Brasil" para São Francisco de Itabapoana em parceria com SESI e Secretaria de Promoção Social


Fotos e matéria: Paulo Noel.

 O programa Cozinha Brasil, com curso que promove a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e a valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos será ministrado durante três dias no mês de agosto na Padaria Escola da localidade de Valão Seco, zona rural de São Francisco de Itabapoana.

O curso será possível graças a uma parceria do Rotary Club São Francisco de Itabapoana com o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social.

Segundo o presidente do  Rotary São Francisco, Marcelo Garcia, o programa oferece dois tipos de cursos: para a comunidade em geral, com duração de 10 horas e para multiplicadores (líderes comunitários, merendeiras de escolas, integrantes de clubes de mães) com duração de 20 horas, ambos divididos em três dias da semana. As turmas têm em média 30 alunos. Os cursos são totalmente gratuitos para os alunos, que ao final deste, recebem um kit de material didático, e se tiverem pelo menos 75% de frequencia, recebem um certificado.

 A novidade foi apresentada ao Rotary Clube São Francisco de Itabapoana pelos governadores eleitos do Distrito 4750, Francisco Thomas, 2014/2015, do Rotary Clube Campos e do Governador eleito 2015/2016, Américo do Rotary Club São Fidelis. Depois de visitar o projeto Padaria Escola em Valão Seco onde possivelmente será ministrado o curso, a comitiva participou da reunião rotária em Santa Clara na noite de quarta-feira, 17, ocasião em que o governador distrital Américo, proferiu uma palestra sobre o tema.

           

O rotariano explicou a importância do aproveitando de todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como caule, talos, cascas, folhas e sementes. Durante o curso em Valão Seco,  os profissionais do SESI vão ensinar receitas saborosas, respeitando as diversidades de cada local. Além disso, o curso oferece ainda noções de higiene alimentar, economia doméstica, elaboração de cardápios equilibrados, entre outros temas. Os interessados devem contactar o Rotary São Francisco e a Secretaria de Promoção Social do município.