terça-feira, 15 de junho de 2010

Rotary SFI participa de campanha de vacinação contra a pólio

Fotos: Amarilsa Sales.

O Rotary Clube São Francisco de Itabapoana participou sábado, 12-06-110, da primeira etapa de vacinação contra a poliomielite. O dia de vacinação para crianças de 0 a 5 anos foi um sucesso. Companheiro presidente 2010/2011 Demilton Sales e o presidente 2008/2009, atual e futuro tesoureiro Silvino Santos observam o atendimento a uma criança da enfermeira no Posto de Saúde de Santa Clara, praia de S. F. de Itabapoana. Outra imagem registra o momento da vacinação no Posto de Saúde de Gargaú.

Conscientização da comunidade
Os rotarianos são indivíduos dedicados à prestação de serviços que desejam trabalhar por suas comunidades.Muitas pessoas desconhecem a contribuição do Rotary à Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, talvez porque não sejam rotarianos, residam em áreas onde não haja casos da doença ou simplesmente não acompanhem as notícias nessa área.

O que é a vacina contra pólio ou poliomielite

Exitem duas vacinas contra poliomielite, também conhecida como pólio, as quais são usadas mundialmente para combater essa doença viral que pode ocasionar paralisia e até morte. A primeira vacina contra pólio foi desenvolvida por Jonas Salk, testada primeiramente em 1952, e anunciada ao mundo em 1955. Essa vacina contra pólio consistia de uma dose injetável de poliovírus (o vírus casuador da poliomielite) inativo. A segunda vacina contra pólio foi a oral, desenvolvida por Albert Sabin usando polivírus atenuados. Os teste em humanos da vacina de Sabin começaram em 1957 e ela foi licenciada em 1962. As campnhas de vacinação com as duas vacinas contra pólio tem erradicado a poliomielite da maioria dos países do mundo e reduzido a incidência mundial de 350 mil casos em 1988 para pouco mais de mil em 2007.

Desde 1985, o Rotary tem ajudado a reduzir a incidência de pólio em todo o mundo.
Fatos sobre a pólio:

Doença altamente contagiosa, a pólio (poliomielite) ainda vitimiza crianças, em geral menores de cinco anos, em certos países da Ásia, África e Oriente Médio.

A pólio pode causar paralisia, sendo fatal em alguns casos. A melhor proteção contra a doença é a prevenção, pois uma vez contraída não há como curá-la. O custo total das doses de vacina necessárias à imunização de uma criança é apenas sessenta centavos de dólar.

A pólio pode paralisar a vítima em apenas algumas horas, e essa paralisia é na maioria das vezes irreversível.

Nos casos mais severos, o vírus ataca os neurônios motores, causando dificuldade de respiração ou até mesmo morte.

A pólio é historicamente a doença que mais causou deficiências físicas nos seres humanos.
Se a pólio não for erradicada, o mundo continuará a viver sob sua ameaça, e estima-se que mais de 10 milhões de crianças serão vitimadas pela paralisia nos próximos 40 anos se não conseguirmos arrecadar os US$5 bilhões ainda necessários para concluir a erradicação.


Esforços para erradicação global da pólio

Seguindo-se a uso disseminado da vacina contra pólio na metade da década de 50, a incidência de poliomielite declinou radicalmente nos países industrializados. Um esforço global para essradicação da pólio, liderado pela Organização Munidal da Saúde, UNICEF e Fundação Rotary, começou em 1988 baseado na vacina oral contra pólio de Albert Sabin. Caso consiga-se erradicar a poliomielite do mundo, vacinas posteriores contra pólio serão desnecessárias. Em 2004 os casos de pólio na África foram reduzidos para apenas um pequeno npumero em regiões isoladas no oeste do continente com alguns outros casos esporádicos. Porém, devido a problemas culturais e políticos, a pólio tem resurgido na Nigéria e outras nações africanas. Pólio também é endêmica em áreas da Índia, Paquistão e Blangadesh.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Companheirismo na seresta comemorativa aos 9 anos do Rotary São Francisco

O casal presidente 2010/2011 Demilton Sales e Amarilsa nos agradecimentos ao público.











Renda será revertida para a Fundação Rotária

Com renda revertida para a “Fundação Rotária” o baile promovido pelo Rotary São Francisco, na noite de 05-06 acabou se transformando também em um momento de puro companheirismo. O evento marcou os nove anos de fundação do R.C. São Francisco de Itabapona. Num clima de alegria e confraternização, os rotarianos e convidados se divertiram ao som de Zeca Ribeiro, que cantou até às 4 da madrugada.

Sucesso a palestra Síndrome de Alienação Parental com o advogado Afonso Feitosa




Os rotarianos e visitantes acompanharam com interesse a palestra Síndrome de Alienação Parental proferida dia 4 de junho na sede do Rotary Club São Francisco de Itabapoana em Santa Clara pelo companheiro e advogado Afonso Feitosa do Rotary Clube Niterói Praias Oceânicas. Afonso Feitosa veio a São Francisco acompanhado da esposa Kátia Simone, do jovem Rodrigo e do presidente Jorge de Souza do R. C. Praias Oceânicas. O consenso geral foi de que a palestra foi um sucesso principalmente por se tratar de um assunto que para a maioria era novidade e está prestes a se tornar Lei, já que tramita no Congresso Nacional. Sobre o tema Afonso Feitosa disse que a Síndrome da Alienação Parental está associada a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. “Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. Isto é a síndrome de alienação parental: programar uma criança para que odeie o genitor”, disse.

Projeto “Dormir Melhor” chega ao Rotary São Francisco



O Rotary Club de Niterói praias Oceânicas entregou ao Rotary São Francisco de Itabapoana 17 travesseiros do seu projeto Dormir Melhor uma iniciativa do companheiro Charbel Tauil. As doações foram feitas após a palestra do companheiro Afonso Feitosa proferida no Rotary São Francisco no dia 4 de junho. A doação foi entregue pelo presidente do R.C. Niterói Praias Oceânicas, Jorge de Souza acompanhado do companheiro palestrante Afonso Feitosa e esposa Kátia Simone. Nas imagens o momento da entregua. A Casa da Amizade também foi contemplada com cinco travesseiros entregues a vice presidente Leda Santos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

“Síndrome da Alienação Parental” será tema de palestra no Rotary São Francisco

A palestra será proferida pelo advogado Afonso Feitosa do Rotary Niterói na foto com o presidente 2009/2010 Paulo Noel do R.C. São Francisco de Itabapoana.

Está programado para a próxima sexta-feira, 4 de junho, na sede do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, em Santa Clara praia de São Francisco de Itabapoana (RJ) uma palestra proferida pelo advogado e rotariano Afonso Feitosa às 19 horas abordando o tema “Síndrome da Alienação Parental” . Toda a comunidade está convidada. O tema é polêmico, mas precisa ser debatido.

O que é a Síndrome de Alienação Parental (SAP)?

Também conhecida pela sigla em inglês PAS, é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, criando fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

Os casos mais freqüentes da Síndrome da Alienação Parental estão associados a situações onde a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o luto da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo vingativo, o filho é utilizado como instrumento da agressividade direcionada ao parceiro. Isto é a síndrome de alienação parental: programar uma criança para que odeie o genitor.

Companheirismo em Friburgo após a Assembléia Distrital

Os integrantes do Rotary Club São Francisco de Itabapoana em momento de companheirismo na cidade de Friburgo após a Assembléia Distrital realizada, sábado dia 29 de maio, no SENAI. O companheiro Amilton Barreto, presidente indicado para o período 2011/2012 com seu violão, acompanhado da esposa Ana animou a noite fria de Friburgo regada a vinho especial. Participaram do companheirismo o casal presidente 2009/2010, Paulo Noel e Rosane Berto; o casal presidente 2008/2009, e atual tesoureiro Silvino Santos e Leda e o casal Ediléia e Marcelo Garcia, este o mais novo rotariano que irá ocupar a pasta de presidente da Avenida de Serviços a Comunidade período 2010/2011 que tem como presidente indicado o companheiro Demilton Sales. Também participou do companheirismo o casal friburguense amigo do companheiro Marcelo Garcia, Fernando e Tais.